Ti_tulo em alta

13/08 – Verdade 12.528

A primeira sessão do I Festival de Cinema e Direitos Humanos do NEI, com o tema “Justiça de Transição” (tema do caso hipotético da 20ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, organizada pela Washington College of Law), ocorreu no dia 13/08, integrando a programação da Semana do XI, em colaboração com a produtora João e Maria.doc que, gentilmente, cedeu uma cópia do filme ao NEI.

A exibição do documentário Verdade 12.528 (título em referência à Lei nº 12.528 que criou a Comissão Nacional da Verdade) foi seguida de um debate sobre o tema da justiça de transição sob a perspectiva da proteção dos direitos humanos com os diretores do documentário, Paula Sacchetta e Peu Robles, e do especialista em justiça de transição, Renan Quinalha.

Fotos do evento podem ser visualizadas aqui em nossa página no Facebook.

Sinopse: Como manter viva a memória dos que tombaram durante a ditadura militar? De que maneira contornar os impedimentos legais trazidos pela Lei da Anistia, promulgada há trinta anos, e prosseguir com os trabalhos de resgate e reconstrução deste período? De que modo juntar os fatos dispersos para montar o quebra-cabeças e recuperar a imagem de uma das fases mais escuras da história do nosso país? Como resquícios da ditadura militar continuam presentes, ainda hoje, em nossa sociedade? A recém instaurada Comissão da Verdade surgiu para buscar algumas destas respostas. E paralelamente a ela, percebemos a necessidade de um registro desse processo.

Mais informações sobre o filme no site oficial.