LESOI – Laboratório de Estudo e Simulação de Organizações Internacionais

430763_2506569922235_410582981_n
O Laboratório de Estudo e Simulação de Organizações Internacionais é a mais nova iniciativa do Núcleo de Estudos Internacionais da FDUSP. Este visa proporcionar uma base de instrução e orientação para que alunos da Faculdade possam participar de simulações de organismos internacionais pelo Brasil e pelo mundo.

Também conhecidas como Modelos das Nações Unidas (Model United Nations), as simulações de organizações internacionais são plataformas para debates sobre temas de relevância mundial. Embora já tenha significado a simulação exclusiva de organismos da ONU, a interpretação do termo foi expandida de forma a abarcar até mesmo cortes constitucionais como o Supremo Tribunal Federal.

Comitê da Corte Europeia de Direitos Humanos no AMUN (2014), com participação dos diretores Letícia Haertel e Bernardo Fico
Comitê da Corte Europeia de Direitos Humanos no AMUN (2014), com participação dos diretores Letícia Haertel e Bernardo Fico

Esse tipo de evento surgiu em 1927 com a criação da primeira Model League of Nations pela universidade de Harward em 1927. Em 1952, a universidade passou a simular organismos das nações unidas, se tornando o primeiro MUN (Model United Nations). Esta iniciativa foi seguida pela primeira edição da THIMUN (em português, Modelo das Nações Unidas de Haia) e, desde então, espalhou-se pelo mundo até chegar à USP na forma da I USPMUN realizada em 2015. Antes disso, porém, a iniciativa já foi tomada por outras universidades brasileiras como a Universidade de Brasília (American Model United Nations – 17 edições), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (TEMAS – 10 edições), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS Model United Nations – 10 edições) e Faculdades de Campinas (FAMUN – 3 edições).

“O fato de que a THIMUN existe para enfatizar os valores da ONU entre os jovens é particularmente importante, visto que é da juventude  que devemos retirar nossa energia e inspiração quando lutamos para fazer a ONU efetiva e responsiva para as necessidades da população mundial.”
Kofi Annan, 2002

Na conferência, os participantes debatem, em diferentes comitês, assuntos de importância global através da simulação de processos decisórios de organizações relevantes. A cada integrante é designada uma posição – representante de Estado, ministro de corte constitucional -, para que possa exercitar a pesquisa, a interpretação e a capacidade de oratória, melhorando habilidades de persuasão e liderança.

Delegação da USP no FAMUN 2014
Delegação da USP no FAMUN 2014

Através do conhecimento adquirido participando dos mencionados MUNs, nós, integrantes do NEI, decidimos facilitar o acesso da comunidade acadêmica a tais eventos. Ao contrário de outros projetos, não funcionaremos com base em encontros semanais, mas sim por estabelecimento de demandas. Antes de cada conferência faremos ampla divulgação do evento e agremiaremos interessados para formar uma forte delegação. Os diretores orientarão alunos com suas inscrições, representações e papers, e a delegação poderá se fortalecer por meio de troca de experiências e construção conjunta.

Este ano, participaremos do AMUN, do FAMUN e da UFRGSMUN.

Clique aqui para acessar nosso calendário de 2015

Clique aqui para entrar no nosso grupo no facebook, onde postamos sempre informações atualizadas.

Diretores: Bernardo de Souza Dantas Fico e Letícia Machado Haertel

Contato: lesoi@nei-arcadas.org

be e le lesoi


Obs.: A existência do projeto não impede que alunos optem por inscrições individuais e independentes nas mesmas conferências. Este visa apenas facilitar o acesso e a integração dos alunos da Faculdade.